Você já ouviu falar no bug do WhatsApp, também conhecido como “TravaZap” ou “Contact Bomb”? Esse é um problema relatado por usuários do mundo todo e que possui pelo menos 03 anos de existência!
Embora existam relatos sobre esse problema no aplicativo de conversas desde 2017, até hoje o WhatsApp ainda não apresentou qualquer tipo de solução que pudesse contornar o bug, que se refere a uma mensagem cuja combinação de caracteres leva à desconexão ou travamento do app.
Abaixo, conheça mais sobre esse tipo de obstáculo apresentado pelo funcionamento do aplicativo e também como é possível contornar o bug no WhatsApp caso você seja vítima dele!
Você está preparado para o futuro? Os avanços tecnológicos pedem uma internet de qualidade. Conheça e compare planos clicando aqui!
Bug no WhatsApp: Brasil é recordista de reclamações
O portal WABetaInfo, estrangeiro, é especializado em acompanhar o aplicativo WhatsApp. Nesse sentido, ele divulgou ainda em agosto deste ano que o Brasil seria um dos países que mais registra reclamações sobre o problema que trava o aplicativo de conversas.
Contudo, apesar do Brasil ter o maior número de reclamações, deve-se ressaltar que o problema não é exclusividade brasileira, existindo relatos de usuários de todo o mundo quanto a ele.
Para exemplificar o bug do WhatsApp e como ele prejudica os usuários o portal internacional compartilhou em suas redes sociais um relato brasileiro de um usuário identificado como “FunWithSkooma” que dizia o seguinte:
“Então isso será consertado? (enviando mensagens para congelar outros WhatsApp/Celulares)
Há uma moda agora aqui no Brasil, em que se você envia alguma mensagem muito longa com combinação de caracteres para alguém no Whatsapp, e uma vez recebida essa mensagem, isso simplesmente congela. Alguns telefones podem congelar apenas no WhatsApp, mas se você possui um celular “humilde” isso poderá congerar tudo! (…)”.
O WEBetaInfo ainda ressaltou, ao compartilhar a reclamação, a importância de que isso seja resolvido, uma vez que receberia diariamente esse tipo de reclamação especialmente de usuários brasileiros.
Conforme aponta o relato, o bug no WhatsApp está relacionado com mensagens que são compartilhadas no próprio aplicativo. Elas são caracterizadas por possuírem longas combinações de caracteres diversos.
Por outro lado, existem relatos também de que o bug, chamado de “Contact Bombs”, também pode ocorrer mediante o compartilhamento de lista de contatos. Por fim, embora não seja exatamente esse tipo de bug, também existe outro, descoberto por um indiano, que ocorre pelo envio de emojis.
Abaixo, conheça cada um deles e o que fazer em caso de se deparar com esses bugs.
Bug no WhatsApp: Contact Bomb ou TravaZap
O bug que leva o nome de Contact Bomb ou ainda, no melhor estilo brasileiro, o TravaZap, ocorre de duas maneiras. A primeira delas se vale da longa combinação de caracteres diversos, enquanto a segunda decorre do compartilhamento de lista de contatos.
Portanto, tem-se que o bug pode ser enviado tanto de forma consciente e maliciosa como decorrer de acidentes, como é o caso do problema causado no compartilhamento de diversos contatos simultaneamente.
Assim que a mensagem contendo o bug no WhatsApp é aberta, então, ocorre o problema. Em alguns casos todo o celular é prejudicado e pára de responder aos comandos, travando. Nos casos mais leves somente o aplicativo de mensagens é prejudicado.
Além disso, o problema apresentado pelo aplicativo não é exclusivo de um sistema operacional. Ou seja, tanto os celulares de sistema iOs quanto aos Android apresentam esse mesmo problema.
Conforme já citado, a empresa responsável pelo aplicativo de conversas ainda não resolveu o bug no Whatsapp. Portanto, não havendo como evitá-lo, deve-se encontrar formas de contorná-lo.
Para isso, é possível fazer uso do WhatsApp Web, versão do app para uso no desktop. Ao acessá-lo, deve-se encontrar a mensagem que causou o problema e deletá-la.
Assim, ao utilizar o celular novamente o aplicativo não mais apresentará o bug, pois o que o estava causando foi removido.
Porém, caso a conexão com o WhatsApp Web fique impossibilitada pelo travamento do app no celular, será preciso deletar o aplicativo do seu celular e reinstalá-lo.
Bug no WhatsApp: Emoticons
Outro tipo de bug que trava o aplicativo de conversas se vale do recebimento de uma sequência de inúmeros emoticons. Para ser mais exato, de 5.000 emoticons seqüenciais.
Foi isso o que descobriu o pesquisador indiano Idrajeet Bhuyan ainda em 2016. Nesse caso não há uma sequência específica. O bug no WhatsApp depende, portanto, apenas do recebimento em uma única mensagem de 5 mil emoticons.
Nesse caso apenas é possível contornar o problema ao apagar todo o histórico do aplicativo de conversas.
Outros cuidados referentes aos bugs
Um cuidado importante para evitar ser vítima desse tipo de mensagem que prejudica o uso do WhatsApp é tomando cuidado em relação aos grupos no app.
Dessa maneira, evite ficar em grupos com muitos desconhecidos ou abrir mensagens estranhas de alguém que não consta como seu contato.
Ainda, outro cuidado importante é realizar periodicamente o backup das mensagens do seu aplicativo. Assim, mesmo em caso de bug no WhatsApp você poderá recuperar todos os seus dados.